ADMVITAL | Blog
3 dicas valiosas para recrutamento e seleção de novos funcionários

3 dicas valiosas para recrutamento e seleção de novos funcionários



O processo de recrutamento e seleção é um dos maiores desafios dos empreendedores, independentemente do tamanho do negócio. A contratação de pessoas deve ser feita de maneira estratégica quando a empresa deseja expandir e se solidificar. Veja dicas importantes para contratar novos funcionários. 3 dicas valiosas para recrutamento e seleção de novos funcionários


Todo o processo de recrutamento e seleção para contratação de novos funcionários é trabalhoso, exige tempo e esforços do empresário. Por isso, este processo deve ser assertivo ao máximo, para que não precise ser repetido na eventual saída do colaborador logo após ser admitido.

Às vezes, o profissional preenche todos os requisitos e vai muito bem na entrevista. Mas, quando começa a trabalhar, demonstra algumas fraquezas e nota-se que, na verdade, não está apto para o cargo.

Sabemos que toda empresa perde muito quando um funcionário é desligado. Afinal, é extremamente custoso  contratá-lo e treiná-lo durante meses.

Nesse sentido, reter o funcionário contratado também é importante, a fim de que o investimento em seleção e recrutamento não tenha sido em vão.

Para acertar em suas escolhas, selecionamos 3 dicas valiosas de recrutamento e seleção que irão ajudar você no momento da contratação. Acompanhe:

1. Defina o perfil correto da vaga

defina o perfil da vaga

Antes mesmo de abrir a vaga é preciso ter uma descrição detalhada do cargo, ou seja, definir o perfil da vaga. Alguns exemplos desta lista são:

  • Faixa etária;
  • Escolaridade;
  • Horário de trabalho;
  • Sexo (quando necessário);
  • Conhecimentos específicos na área de atuação;
  • Comportamento esperado.

Também é muito importante conhecer a cultura da empresa, os objetivos, missão e valores, para ter claro que o novo funcionário esteja alinhado com a empresa como um todo, o que vai além do preenchimento da vaga específica. Afinal, fará parte do time todo.

2. Defina o processo de recrutamento e seleção

processo de seleção e recrutamento

Nesta fase, será preciso pensar no processo seletivo e suas etapas, o que inclui:

  • Recrutamento interno e externo;
  • Avaliação do banco de currículos;
  • Divulgação da vaga;
  • Entrevista com candidatos;
  • Dinâmicas de grupo e avaliação psicológica.

Enfim, existem muitas possibilidades nesta fase. Por isso, é preciso ver o que melhor se adapta para conhecer o perfil que se está buscando.

3. Envolva os membros da equipe no processo

envolver membros da equipe no processo

Trabalhar em equipe é outro passo importante, ou seja, devem estar envolvidos na escolha do novo colaborador as pessoas que vão trabalhar diretamente com ele, como, por exemplo: o gestor da empresa, o gerente do setor e o encarregado da função.

É importante que todos auxiliem na escolha do perfil junto com o responsável pelo recrutamento e seleção, afinal várias cabeças pensam melhor do que uma.

Por fim, lembre-se: na hora de contratar, o empresário deve ser rigoroso para acertar no perfil ideal do funcionário para sua organização e ter a certeza de que o mesmo atenderá as expectativas do cargo.

Contudo, não deve cair no erro de querer que o candidato não venha a demandar nenhum tipo de ajuste. Afinal, a perfeição não existe.

E você, vem seguindo algum método especial no processo de recrutamento e seleção de novos funcionários? Tem conseguido obter os resultados esperados? Comente!

Este artigo foi produzido por Rafaela Sozo, psicóloga organizacional especialista em dinâmica das relações.

Disponível em SBSistemas:  https://goo.gl/hSpnf2

727 total views, 8 views today

Share

Deixe uma resposta

SIGA-NOS!

Parceiros

Mais vendidos   Amazon Eletros   Hospedagem é com a Hostgator  
-----------------------------------
  Sistema de Gestão
GestãoClick - Sistema ERP Online
 
-----------------------------------
 


Mais vendidos







%d blogueiros gostam disto: