ADMVITAL | Blog

Entrevista de emprego: faltar marca candidatos



A falta de comprometimento de candidatos a vagas de emprego tem atrapalhado a vida de recrutadores de agências especializadas na recolocação profissional – e dos próprios candidatos, que ficam marcados por um comportamento que nenhuma empresa quer. Entrevista de emprego: faltar marca candidatos

Entrevista de emprego: faltar marca candidatosAcostumados às faltas de interessados em vagas que marcam entrevistas, sem sequer uma justificativa, os selecionadores já contam com um número a mais de entrevistados para as seleções, esperando que boa parte não compareça.

– Trabalhamos com uma probabilidade de 50% de comparecimento. Se precisamos de dez candidatos presentes, marcamos com 20 para nos resguardarmos – comenta a gerente de Recursos Humanos da Gope, Ana Paula Santos.

O Diário Gaúcho ouviu 17 agências de emprego de Porto Alegre e Região Metropolitana, e todas confirmaram que são comuns e frequentes as faltas a entrevistas sem qualquer aviso ou explicação.

– Acontece todos os dias – diz a recrutadora Laura Castro, da RH Brasil, mesma declaração dada por Gislaine De Bastiani, da Decisão RH:

– Infelizmente, lidamos com isso diariamente.

Os recrutadores contam que é comum desempregados marcarem muitas entrevistas ao mesmo tempo, o que acaba tornando inviável aparecerem em todas. Ou, também, como conta a selecionadora Vanessa Huck, da Absoluta Promoções e Eventos, alguns descobrem uma vaga que paga R$ 10 a mais e marcam nova entrevista, sem desmarcar as anteriores.

Se for preciso faltar, avise antes

– É possível identificar que muitos candidatos acreditam que a melhor solução é aceitar momentaneamente a proposta e não comparecer à entrevista, em vez de agradecer e dizer que, naquele momento, não se interessa pela oportunidade – analista de Recursos Humanos Saluana Duarte Selau, da Base e RH.

Os candidatos que têm esse tipo de comportamento acabam se prejudicando, pois passam a impressão de que não são comprometidos com horários ou tarefas – péssima característica frente a um empregador.

Para não passar por isso, a proprietária da Talenttus RH, Thays Borba, sugere que o candidato deve avaliar bem se quer mesmo aquela oportunidade de trabalho, antes de marcar entrevista. E, caso não possa comparecer, que ligue pelo menos um dia antes para avisar. Se não puder fazer isso, que pelo menos ligue depois para se desculpar.

– Quando faltamos a uma consulta com médico ou dentista sem avisar, somos cobrados. Porém, numa entrevista de emprego, tem gente que não leva a sério porque parece que não haverá grandes consequências. Mas o candidato acaba sendo conhecido, e de uma forma ruim – orienta Thays.

Mecanismos contra os faltosos

Preocupadas com esse comportamento tão constante, boa parte das agências já desenvolveu formas de evitar as pessoas que faltam às entrevistas sem explicar porquê.

– Os candidatos ficam tão conhecidos por esse tipo de atitude que as agências acabam até se negando a trabalhar com seus currículos – explica o responsável pela Profissional RH, Leandro Cé.

Afinal, a reputação das consultorias também acaba sendo afetada, pois muitos candidatos passam por todo o processo seletivo e faltam à última e uma das mais importantes etapas da seleção, que é a entrevista com o empregador.

– O pior é que os mesmos que não vêm e não dão satisfação ligam, depois, pedindo outras vagas – conta a psicóloga responsável pela Suporte RH, Karine Almeida.

Compromisso é fundamental

Saiba o que as agências costumam fazer com candidatos que faltam a pelo menos uma entrevista sem dar justificativas

* Criam uma espécie de “lista negra”, em que constam candidatos que não comparecem a pelo menos três seleções. Estes não são mais chamados para entrevistas.

* Entram em contato com o candidato para verificar o motivo da falta e, depois, incluem no cadastro dele todas as suas informações, inclusive se não apresentou justificativa para não comparecer à entrevista.

* Chamam o candidato faltoso no máximo pela segunda vez. Sem um retorno, o excluem do cadastro.

* Se faltar uma vez, já não é mais convocado para entrevistas.

934 total views, 2 views today

Share

Deixe uma resposta

SIGA-NOS!

Parceiros

Mais vendidos   Amazon Eletros   Hospedagem é com a Hostgator  
-----------------------------------
  Sistema de Gestão
GestãoClick - Sistema ERP Online
 
-----------------------------------
 


Mais vendidos







%d blogueiros gostam disto: