ADMVITAL | Blog

O que faço se me sinto subutilizada no trabalho?



Secretária executiva, 37 anos

Este “filme” que você está vivendo  tem se repetido com maior frequência nos últimos anos, frente às escassas oportunidades de emprego. Desde o teu ingresso na empresa, o mercado já estava competitivo, e voltar a ele tem sido um desafio para muitos profissionais de todos os níveis hierárquicos.

Infelizmente não conheço a sua carreira anterior para poder opinar se você deu um passo em falso ou optou em aceitar essa oportunidade pois tinha urgência em retornar ao mercado de trabalho. Se você anteriormente ocupava uma posição de secretária, você apostou em trabalhar em uma empresa com o poder de decisão muito próximo.

Acredito que a sua ideia de começar secretariando para depois migrar para a área jurídica faz todo sentido e sempre recomendo essa estratégia para quem busca mudar de carreira. É muito mais fácil fazer uma movimentação interna do que se lançar no mercado buscando uma nova carreira sem ter experiência anterior.

Caso você tenha experiência consolidada na área jurídica desenvolvida no passado, confesso que você realmente está no lugar errado e, infelizmente, sem perspectivas de curto prazo para mudar a situação. Você já teve todos os indícios que a mudança não vai acontecer. Claramente os seus gestores não querem “perdê-la” para outra área, mesmo que dentro da própria empresa. Infelizmente irão perdê-la para o mercado.

Esse é um erro básico de muitos gestores, independentemente do porte, ramo de atividade, seja em empresas nacionais ou multinacionais. Muitas vezes, o líder de um departamento simplesmente não tem interesse em fazer uma transição de área mesmo que de forma gradual, impactando no progresso da nossa carreira.

Cabe a você tomar as rédeas da sua carreira. Sugiro você se preparar para buscar uma nova oportunidade no mercado, com calma, para dar um passo mais estratégico. Com certeza você tem caminhos que poderá seguir. Desde buscar uma posição igual à que ocupa na área jurídica em uma empresa de grande porte, com uma maior estrutura, pois aumenta as chances de surgir uma posição.

Faça exatamente como você tem feito na empresa atual, expanda a sua atuação e sempre entregue algo a mais na área técnica. Ao ser entrevistada, diga que a empresa pode contar com você além do esperado. Uma outra opção é buscar uma nova oportunidade em escritórios de advocacia, mesmo que seja na posição de secretária. Você estará em um segmento em que o “core business” é a área jurídica.

Ou seja, você terá ainda mais campo para migrar para a área jurídica. Existem muitos escritórios, empresas,  um mundo a ser explorado em um país de dimensões como o nosso, principalmente agora que a área jurídica está em alta. Esse é o momento de se preparar para a mudança acionando a sua rede de contatos e compartilhando seus objetivos, usando a internet para buscar oportunidades, enviando seu currículo para as consultorias de recrutamento e seleção.

Não deixe que a frustração afete a sua autoestima e você chegue ao ponto de querer sair da empresa a qualquer custo. Lembre que a gestão da carreira é sua, e essa é apenas mais uma etapa que foi cumprida e, independentemente de tudo, gerou aprendizado. Brilho nos olhos e mãos à obra!

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: diva.executivo@valor.com.br

Karin Parodi é fundadora do Career Center e presidente do conselho da Wave.

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. 

 O que faço se me sinto subutilizada no trabalho?

Este trecho é conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.valor.com.br/carreira/diva-executivo/5026122/o-que-faco-se-me-sinto-subutilizada-no-trabalho ou as ferramentas oferecidas na página.

466 total views, 2 views today

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS!

VAGAS DE EMPREGO Sistema i-hunter

VAGAS DE EMPREGO

Sistema de Gestão

ANÚNCIOS


Mais vendidos!




980462958