admvital

Menu
facebook_icon instagram_icon

Blog

Voltar

Saiba reconhecer ofertas de emprego que podem ser uma fraude

Nem sempre é fácil perceber que algumas ofertas de emprego são, na verdade, vagas falsas que servem de isca para atrair pessoas para possíveis golpes. Aqui na Vagas, sempre desenvolvemos melhorias para garantir a segurança dos nossos usuários. Ainda assim, queremos te alertar sobre possíveis situações fraudulentas e indicar formas de identificar esse tipo de situação.

Como reconhecer golpes e vagas falsas de emprego

A seguir você verá alguns tipos de fraudes que podem ocorrer durante a sua busca de emprego. Tente memorizar estes exemplos para evitar que pessoas mal intencionadas tirem o seu sossego – ou até o dinheiro, em casos mais graves – com vagas falsas.

O anúncio da vaga joga para um site estranho

Quando um anúncio de vaga leva para um site estranho, que pouco ou nada tem a ver com carreira e emprego, pode desconfiar. Os anúncios da Vagas levam sempre para o Vagas.com.br ou para o próprio site da empresa.

Anúncios que levam para sites desconhecidos podem apenas querer pegar suas informações para montar um banco de dados e depois oferecer produtos e serviços. Possivelmente sejam vagas falsas – fique atento.

Você se candidata e imediatamente recebe uma ligação

Outro sinal claro de que uma oportunidade não é verdadeira é receber uma ligação imediatamente após fazer a sua candidatura. Neste tipo de fraude, alguém usa os dados que você acabou de preencher para entrar em contato e oferecer algum produto ou serviço.

Se isso acontecer, a dica é não assinar e não comprar nada, nem compartilhar dados bancários. É possível que você tenha caído em uma armadilha.

A vaga é muito genérica

Se você encontrar um anúncio que vale para qualquer candidato, fique esperto. É possível que seja apenas um chamariz para uma empresa que quer montar um banco de dados e vender serviços a potenciais clientes.

Um exemplo de vaga genérica é “profissional de tecnologia com função generalista que tenha mais de dois anos de experiência”.

Alguém convida você em nome da Vagas para participar de um processo seletivo

A Vagas não entra em contato com o candidato por canais informais para convidá-lo a participar de um processo seletivo. Portanto, se você receber um contato em nome da Vagas por Whatsapp ou telefone, fique muito atento.

Além disso, a Vagas não é responsável pela condução do processo seletivo. O que fazemos aqui é fornecer a tecnologia para que empresas e candidatos se encontrem.

Os processos são conduzidos pelas próprias empresas anunciantes ou por consultorias de recrutamento contratadas por essas empresas. Portanto, qualquer contato desse tipo em nome da Vagas é golpe.

Você precisa pagar para participar do processo seletivo 

Redobre sua atenção caso alguém entre em contato com você em nome da Vagas pedindo que você pague qualquer coisa para participar de um processo de seleção. É fraude.

Reforçamos que a Vagas não cobra qualquer serviço dos profissionais. Lembre-se: a Vagas é 100% gratuita para os candidatos. Você não paga nada para utilizar nosso site e nem para se inscrever nas oportunidades anunciadas em nosso portal, combinado? Leia mais em App Vagas é gratuito e oferece oportunidades em mais de 3 mil empresas e 9 motivos para usar o site de emprego Vagas.com.br.

Você precisa pagar por um curso necessário para sua contratação

Se alguém te abordar pedindo que pague por um curso para fazer parte do processo seletivo também é fraude. Como dissemos, a Vagas não cobra qualquer serviço do candidato.

Você precisa fornecer informações pessoais por telefone ou whatsapp

Não forneça informações pessoais ou profissionais, seja por telefone ou whatsapp, para qualquer pessoa que entre em contato com você em nome da Vagas.

Nós não solicitamos esses dados fora dos nossos canais oficiais, que são nosso site e nosso aplicativo. Portanto, trata-se também de um golpe para obter informações suas.

A comunicação é confusa e tem muitos erros de digitação 

Este também é um indício de fraude porque, geralmente, empresas sérias fazem contatos bem redigidos e com uma comunicação clara e profissional.

A dica vale para qualquer contato feito em nome de uma empresa que você considera séria, mas que parece estranha e mal formatada.

Vagas falsas costumam ter um história muito longa e improvável

Se uma empresa que não tem escritório no Brasil, por exemplo, entrar em contato com você contando alguma história longa e confusa, e pedindo informações incomuns para um processo seletivo, fique bem atento.

Pode ser uma forma de obter informações sobre sua casa e sua família de forma ilícita. O que fazer? Simples: não compartilhe qualquer informação.

Você precisa ir presencialmente para saber sobre a oportunidade

Algumas empresas que vendem cursos criam oportunidades falsas como forma de atrair pessoas. Caso alguém entre em contato dizendo que apenas pode falar sobre as oportunidades presencialmente, é bem provável que não exista vaga alguma. Normalmente, essa conversa é uma isca para atrair alunos para cursos que prometem recolocação profissional.

Como se proteger contra golpes e vagas falsas 

Existem alguns cuidados que você pode tomar em qualquer situação para se proteger de fraudes. Confira abaixo as nossas dicas e tente segui-las mesmo que você não tenha indícios de estar passando por uma fraude.

São eles:

  • Nunca faça transferências de dinheiro ou pagamentos para pessoas ou empresas que dizem cobrar esses valores para participação em processos seletivos ou para cursos necessários para uma suposta contratação;
  • Não dê informações ou dados pessoais para pessoas que se dizem ser da Vagas;
  • Nunca envie imagens (prints) ou informações do seu perfil no Vagas para pessoas que fazem essa solicitação. Toda empresa que usa a nossa tecnologia tem acesso às informações do seu perfil profissional. Essas empresas não vão pedir que você envie isso novamente para elas.

O que fazer se você desconfiar de vagas falsas ou golpe 

Além de tomar esses cuidados, se você identificar alguma das situações que descrevemos e desconfiar que está sendo vítima de uma fraude, as nossas orientações são estas:

  1. verifique o nome da empresa que se diz interessada em você. Basta buscar na internet e verificar se ela existe e o que dizem sobre ela;
  1. se encontrar canais oficiais da empresa, entre em contato e confirme as informações sobre o processo seletivo;
  1. sempre que possível, pergunte nome e sobrenome da pessoa, e o nome correto da empresa que ela diz representar. Procure no Google por esse nome e verifique se a pessoa existe e se trabalha realmente naquela empresa na área de recrutamento e seleção;
  1. fique atento ao número de telefone e ao remetente do e-mail usados no contato. Empresas sérias não usam nomes, remetentes ou fotos de perfil informais ou estranhos para entrar em contato. Normalmente, o email é nomedapessoa@nomedaempresa.com.br; desconfie de e-mails genéricos com extensão “@gmail.com”, “@hotmail.com”, “@outlook.com”, ou outros que não identifiquem o anunciante da vaga.
  1. pergunte como a pessoa obteve seu contato. Caso a resposta não seja clara, insista na pergunta.

Esperamos que essas situações não ocorram com você, mas, se acontecerem, queremos que você esteja preparado para identificá-las e possa se manter seguro.

Disponível em Vagas.com.br: https://bit.ly/3Vld3Mu

Lembramos que, todas as vagas de emprego da admvital, são postadas e atualizadas no link de vagas de emprego, através de nosso site www.admvital.com

 

1 2 3 39

Fique por dentro!

Ver últimas postagens

Mais protagonismo, menos vitimismo

Um protagonista assume seus erros e encara de frente a responsabilidade por aquilo que acontece em sua vida pessoal ou profissional. Comece pensando...

Saiba mais

A impotência induzida e o desamparo aprendido

Basicamente podemos separar as pessoas em três grupos: O primeiro são daquelas pessoas que tem uma visão OTIMISTA da vida e sempre levam a...

Saiba mais

8 características do mercado de trabalho do futuro

Todos os dias, o mercado de trabalho passa por processos de transformação. Assim como a sociedade de modo geral, o meio corporativo e as tarefas...

Saiba mais
Precisando de ajuda?