Toda empresa precisa de um plano de ação para alcançar os resultados esperados, por isso, as ideias devem sair da cabeça para se tornarem um desafio. É preciso deixar claro quem serão os responsáveis por cada ação, quando serão realizados, além de como criar metas vai estruturar todo esse processo.
As metas funcionam como placas indicativas para guiar sua empresa até o objetivo final. Enquanto o objetivo é algo maior, elas são os pequenos alvos que farão as ideias se concretizarem. Mas como definir tudo isso para que o propósito da empresa seja, finalmente, alcançado? É o que falaremos neste artigo. Então, acompanhe!
Sem um objetivo claro, o negócio pode ficar estagnado. A organização precisa de um destino e isso deve estar bem consolidado para a equipe. Portanto, defina quais resultados devem ser esperados a curto, médio e longo prazo. Assim, o leme pode ser ajustado com:
No entanto, se não houver um plano de metas o negócio pode caminhar na direção errada. É sobre isso que falaremos agora.
“Aumentar as vendas” não pode ser encarado como uma meta, porque não fica claro como isso será feito na prática. Para garantir a realização das ações certas, existe uma metodologia chamada “SMART”, que determina como essas metas devem ser criadas.
Confira os requisitos de uma meta:
Os indicadores de desempenho vão permitir que os resultados sejam quantificados. Assim, vai ficar mais claro para você se a empresa está no caminho certo ou se é necessário ajustar alguma ação. Então, para criar os indicadores, comece respondendo as 3 perguntas abaixo.
Depois de criar as metas, como garantir que tudo vai se concretizar? Simples, por meio de um plano de ação. Ele vai estruturar todas as etapas anteriores e definir quais estratégias utilizar em cada fase do projeto.
Esse planejamento consiste em um ciclo de vida que pode ser dividido em:
Como você pôde perceber, as metas devem estar relacionadas ao objetivo da empresa e ter uma série de informações para levantamento de dados e acompanhamento de prazos. As ferramentas especializadas no desempenho de metas permitem que haja cada vez menos interação humana. Ou seja, é possível fazer o acompanhamento das metas em poucos cliques.
Além disso, os achismos são substituídos por dados reais que fazem uma grande diferença no planejamento estratégico. Você passa a tomar decisões com base no cenário real, o que aumenta a chance de acerto.
As metas norteiam as ações de um negócio, por isso são tão fundamentais. Ao criá-las você saberá o que, exatamente, precisa fazer e quais recursos utilizar. Uma meta é desafiadora quando mantém todos interessados em alcançá-la e, para isso, é fundamental ter um acompanhamento constante. Esperamos que com esse conteúdo você tenha aprendido como criar metas que correspondam à organização e como ajustá-las, sempre que preciso.
Disponível em Smartleader https://tinyurl.com/y2ggx2ez
Educação financeira só será possível com ação conjunta do mercado e do governo. Apesar de avanços, resultados não são imediatos O superendividamento é...
Saiba maisTodas as pessoas em sociedade, sem exceção, lidam com o dinheiro. Não por escolha, mas porque é preciso. No entanto, ainda assim, a educação...
Saiba maisA renda baixa do brasileiro dificulta atingir essa meta, mas a educação financeira tem um potencial transformador A independência financeira...
Saiba mais