admvital

Menu
facebook_icon instagram_icon

Blog

Voltar

Uma pesquisa feita em 2021 pelo Instituto Locomotiva registrou que 60% das empresas começaram a fazer seus processos seletivos totalmente online durante a pandemia. E entre as que aderiram ao recrutamento e admissão de forma digital, 97% pretendem mantê-los digitais.

carreira, currículo, Contratação, entrevista de emprego, sonaaf, recrutamento, trabalho, procura de emprego, content marketing, Ligado, consolidação de equipe, Faculdade, graduado, grau, recursos humanos, Vendedor, marketing, suporte ao cliente, trabalho em equipe, trabalhador, texto, apresentação, comunicação, comportamento humano, falar em público, tecnologia, o negócio, desenhar, alto falante, conversação, Fonte, Marca, design gráfico, ilustração

Os processos seletivos online facilitam o dia a dia das pessoas recrutadoras e das pessoas candidatas, então é muito possível que eles continuem sendo utilizados.

Nesse modelo não há necessidade de um local específico para a realização de entrevistas e dinâmicas em grupo, pessoas do mundo todo podem participar do processo seletivo, pois não há a necessidade de se deslocar até o local.

Além de não haver gastos com deslocamento, entre outros benefícios que tornam o processo online mais prático e ágil.

Diante disso, é extremamente importante saber se preparar para uma entrevista online. Afinal, ela será cada vez mais presente nas empresas e na vida de quem busca por um emprego. 

Então, para saber como se preparar para uma entrevista online, continue a leitura!

Como se comportar em uma entrevista online?

1. Faça uma pesquisa sobre a empresa

Antes do dia da entrevista é essencial que você faça uma pesquisa sobre a empresa, sobre a sua história, valores, missão, objetivos e cultura.

Pesquise o máximo que você puder, anote os pontos que achou mais importantes e veja aqueles que mais combinam com você, tanto em relação à carreira quanto comportamento.

Essa pesquisa vai te ajudar a entender se você possui o perfil da empresa e também pode ser usada quando você for responder algumas perguntas durante a entrevista.

Por exemplo, quando falar sobre algum comportamento que você teve, pode citar algum valor da cultura organizacional da empresa — conjunto de regras e valores que guiam o comportamento dos funcionários de uma organização — e mostrar como seu comportamento se alinhou com aquele valor. Isso demonstra interesse e que você pesquisou a fundo sobre a organização.

Dica: é comum sentir nervosismo e ter a sensação de esquecer de tudo na hora da entrevista, então por ser um ambiente on-line, você pode deixar um bloquinho de notas com palavras que podem te ajudar a lembrar de pontos importantes para trazer na hora da entrevista.

2. Prepare-se com antecedência

Antes da entrevista, saiba onde ela irá acontecer, pois se precisar baixar algum aplicativo ou programa, já deixe instalado em seu computador.

Teste microfone, câmera e o programa que for utilizado, para já resolver possíveis problemas com antecedência.

No dia da entrevista, entre alguns minutos antes, para já deixar tudo ajustado e não se atrasar.

3. Saiba o seu objetivo de carreira

Saber o seu objetivo de carreira ajuda a empresa a entender se vocês estão indo para o mesmo caminho e se você conseguirá se desenvolver dentro da empresa.

Por isso, pesquise bem sobre seus objetivos de carreira e analise se você conseguirá alcançá-los dentro da organização.

4. Evite distrações

Antes de entrar na entrevista, feche as outras abas do seu computador para ajudar a manter o seu foco.

Também deixe celular, e outros objetos que possam te distrair, longe de você. Além disso, avise as pessoas que moram com você sobre a entrevista, para que evitem te chamar ou estar no ambiente nesse momento.

Isso tudo pode auxiliar no seu foco e engajamento durante a entrevista.

5. Demonstre interesse

O primeiro passo para demonstrar interesse é preparando o ambiente para a entrevista.

Outro comportamento que demonstra interesse é ligar a câmera, isso ajuda a aumentar a conexão entre você e a pessoa recrutadora, então tente ligá-la para aproximar vocês e gerar uma identificação maior.

Também demonstre interesse através do seu comportamento, tenha simpatia e mostre empolgação quando responder as perguntas.

6. Dê respostas completas

Não dê respostas muito curtas, como “Sim” ou “Não” e também não se alongue demais ao responder.

Utilize exemplos para demonstrar o que você está falando. Além disso, você pode utilizar o método STAR para te ajudar a dar respostas mais completas e, ao mesmo tempo, objetivas.

STAR significa Situação, Tarefa, Ação e Resultado, ou seja, quando for responder uma pergunta tenha em mente esses 4 pontos para exemplificar o que foi feito e qual resultado você atingiu.

 

Por Mauricio Carneiro | GUPY

https://bit.ly/3RjY833

 

1 2 3 39

Fique por dentro!

Ver últimas postagens

Superendividamento e educação financeira: não existe bala de prata

Educação financeira só será possível com ação conjunta do mercado e do governo. Apesar de avanços, resultados não são imediatos O superendividamento é...

Saiba mais

Por que a educação financeira no Brasil ainda é tão deficitária?

Todas as pessoas em sociedade, sem exceção, lidam com o dinheiro. Não por escolha, mas porque é preciso. No entanto, ainda assim, a educação...

Saiba mais

Independência Financeira é Possível para Todos?

A renda baixa do brasileiro dificulta atingir essa meta, mas a educação financeira tem um potencial transformador A independência financeira...

Saiba mais
Precisando de ajuda?