A inteligência artificial tem feito com que o trabalho manual de análise dos currículos seja substituído por algoritmos precisos, que encurtam fases do processo tradicional. Por isso, um bom currículo online é aquele que precisa ser facilmente encontrado por um robô – e não tem muito a ver com aquele “off-line” enviado por e-mail ou impresso.
É por meio das palavras-chave que os recrutadores fazem as buscas de perfil e é também por elas que os algoritmos da plataforma irão ranquear o currículo frente ao de outros profissionais.
Para identificar as palavras-chave que são indispensáveis para o currículo, tire alguns minutos para pensar nas atividades que você realiza no trabalho. O nome do cargo e área de atuação também são palavras poderosas de se explorar em um currículo online.
Ajuda bastante ver referências de currículos de pessoas que atuam na mesma área/função que a sua. Veja quem são os candidatos que aparecem primeiro quando você digita palavras relevantes na sua área de atuação.
Esta é a primeira informação do currículo online, logo abaixo do perfil pessoal com nome e contatos. Esta primeira frase descreve sua principal atividade profissional, seu cargo ou a posição que está buscando. O uso de palavras-chave nessa descrição irá tornar o currículo encontrável nessas plataformas.
Aproveite esse espaço para colocar seu cargo atual. Não precisa ser o cargo descrito na carteira de trabalho. Coloque o nome mais usual que o mercado dá para sua atividade profissional. Algumas empresas, por exemplo, utilizam a denominação gerente I, II e III. No entanto, para o mercado, é mais usual as nomenclaturas gerente júnior, pleno e sênior.
Nos currículos online é comum ter um espaço reservado para o resumo profissional. Ou seja, um espaço para você vender de maneira direta suas principais habilidades e experiências profissionais.
Nesse espaço, é importante ficar atento e construir o texto usando as palavras-chave de sua profissão e atividade profissional. Os recrutadores irão usar algumas palavras para procurar os perfis na plataforma e a melhor maneira de ser encontrado é tendo essas “key words” no título da posição e no resumo do perfil.
Aproveite para contar seus cases de sucesso de forma breve e se diferenciar dos demais candidatos. Lembre-se sempre de escrever seu resumo na terceira pessoa e na linguagem culta da língua.
Aqui há muitas semelhanças com o currículo off-line. Descreva as atividades profissionais e faça isso da mais recente para a mais antiga. Seja sucinto, porém completo.
A ordem cronológica ajuda a remontar a linha do tempo e, estando da mais recente para a mais antiga, mostra para o recrutador onde você está hoje e quais podem ser os próximos passos de carreira. A regra das palavras-chave também vale para descrever as atividades e habilidades profissionais.
Coloque o nome do curso, a instituição de ensino, a data de início e de conclusão do curso. Suas formações acadêmicas são suas credencias na carreira profissional. Siga a mesma regra: da mais recente para a mais antiga.
Vale colocar também todos os cursos de atualização profissional e cursos livres que estejam ligados à carreira. Intercâmbio, projetos e trabalhos voluntários também têm espaço. Priorize as experiências que estejam mais conectadas com a carreira e com os próximos passos que pretende dar.
Assim como no documento off-line, seja honesto quanto ao nível de conhecimento e proficiência do idioma. Mentir é a pior coisa que se pode fazer em um currículo. O recrutador pode falar em outro idioma na entrevista e, ali, toda mentira será desmascarada.
Adaptado G1: http://glo.bo/3KG2qSb
Publicado em nosso blog em abril de 2023 – republicado em julho 2024.
DIGITE TODAS as suas informações, experiências, cursos, etc. As informações DIGITADAS nos campos do sistema são as lidas pela inteligência artificial da plataforma, um cadastro completo com informações DIGITADAS aumentam suas chances de serem chamados na seleção.
Dicas de livros:
Educação financeira só será possível com ação conjunta do mercado e do governo. Apesar de avanços, resultados não são imediatos O superendividamento é...
Saiba maisTodas as pessoas em sociedade, sem exceção, lidam com o dinheiro. Não por escolha, mas porque é preciso. No entanto, ainda assim, a educação...
Saiba maisA renda baixa do brasileiro dificulta atingir essa meta, mas a educação financeira tem um potencial transformador A independência financeira...
Saiba mais