Você tem dificuldades de comunicação na hora de bater um papo com o recrutador? Então, aprenda aqui o que falar em uma entrevista de emprego e aumente suas chances de contratação!
Além disso, descubra também o que você não deve falar nessa hora e como se comportar para passar a impressão de bom profissional. Vamos conferir?
A entrevista de emprego é a ocasião que o recrutador tem para conhecer você e verificar se seu perfil é compatível com as vagas em aberto.
É nessa hora que serão confirmados todos os dados expostos no currículo e serão obtidos detalhes sobre a sua experiência profissional. Por isso, saber quais os pontos positivos falar nesse momento é algo fundamental.
Por outro lado, essa conversa frente a frente pode ser uma aliada, mas também pode te prejudicar se algo não sair como o planejado. Então, é preciso tomar cuidado com o que se fala e com a imagem transmitida.
Ser monossilábico é, sem dúvidas, um problema. Mas falar demais pode ser ainda mais perigoso. Certos assuntos não devem, de forma alguma, ser discutidos durante a entrevista. Outros são extremamente importantes e agregam pontos a você.
Visando esse desafio, acompanhe as nossas dicas do que falar em uma entrevista de emprego e com isso conquistar o RH das empresas. Acompanhe:
Fale das suas principais qualificações profissionais, de seu grau acadêmico e de seus cursos, sempre relacionando-as com a vaga de interesse.
Ressalte que você está disposto a melhorar o seu aprendizado e se torna um profissional qualificado. Mostre que está em busca de aperfeiçoamento.
Mostre interesse na vaga e na empresa, diga o quanto ela poderá contribuir para o seu crescimento profissional e como você também poderá contribuir estando em seu quadro de funcionários.
Pesquise muito bem os valores e visão dessa companhia, comente alguns projetos no qual ela esteve envolvida para mostrar que você leu sobre ela.
Tente sair do óbvio, como perguntar sobre os benefícios, remuneração, estilo de contratação… Questione sobre as atividades desenvolvidas pela posição que está concorrendo e, em seguida, fale sobre os conhecimentos que possui.
Tente fazer uma ligação entre o que você já sabe e viveu com o que pode ser contribuído para o desenvolvimento do trabalho proposto.
As soft skill são habilidades e competências que os recrutadores buscam em um profissional. Além de mencioná-las em seu currículo, você pode trazer atividades que ressaltam essa ação.
Que tal falar que o seu hobby é algo ligado à criação. Se você gosta de escrever, de desenhar, de fotógrafas.. Essas são algumas ideias interessantes para mostrar o quão usa a imaginação para solucionar problemas.
Ah! Mas não vale mentir! Compare as skills mais interessantes para um processo seletivo com as tarefas que você gosta de fazer para responder de um jeito mais verdadeiro!
Não basta saber o que falar em uma entrevista de emprego, você também deve se atentar ao seu comportamento na hora do bate papo!
Lembre-se que o profissional de RH está em condições de avaliação e que algumas atitudes podem trazer uma má impressão sobre o seu perfil profissional. Não se pareça com um robô, seja natural e agradável.
Para te ajudar melhor, leia com atenção a nossa lista que revela mais como agir de forma interessante em um processo seletivo. Veja:
O importante é que você seja verdadeiro e autêntico. Não demonstre algo que realmente não é, mas também não exagere para não parecer alguém desinteressante para a vaga.
A entrevista de emprego de forma online está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Ainda mais quando as oportunidades são para o regime home office, que pode contratar pessoas do mundo inteiro.
Então, se sua conversa será de modo remoto, confira a nossa lista de pontos atenção:
Não é porque você está no conforto de sua casa, que a entrevista será diferente. Se empenhe e mostre que mesmo longe, você está junto com a equipe para ajudar com os desafios da empresa.
Por: Catho Comunicação | Atualizado em 26/02/2024: https://bit.ly/4bw2w8V
Educação financeira só será possível com ação conjunta do mercado e do governo. Apesar de avanços, resultados não são imediatos O superendividamento é...
Saiba maisTodas as pessoas em sociedade, sem exceção, lidam com o dinheiro. Não por escolha, mas porque é preciso. No entanto, ainda assim, a educação...
Saiba maisA renda baixa do brasileiro dificulta atingir essa meta, mas a educação financeira tem um potencial transformador A independência financeira...
Saiba mais