Se você se identificou com essa situação, pode significar que talvez o seu currículo não esteja chamando a atenção dos recrutadores.
Você pode ter enviado centenas de currículo e ainda estar cadastrado em várias plataformas de vagas de emprego, mas infelizmente se você não está com seu Currículo digital/ online atualizado e não souber as estratégias certas, lamento dizer, mas você vai continuar sendo invisível e ninguém vai te chamar para nenhum processo, nenhuma entrevista, mesmo você tendo experiência, graduação, MBA, inglês e diversos cursos.
Na semana passada ajustamos o perfil LinkedIn de um cliente na segunda em dois idiomas e na mesma semana ele foi convidado ( abordado ) para participar em 03 processos seletivos em grandes empresas, o cargo dele é de alto executivo.
Em resumo esse meu cliente não procurou vaga, não enviou nenhum currículo, ele simplesmente foi achado pelos recrutadores.
Não se esqueça que ter um perfil bem elaborado e profissional é essencial para os profissionais que desejam se candidatar a vagas ou simplesmente serem notados pelos recrutadores.
É necessário lembrar que há pontos pré-estabelecidos na escolha dos candidatos que serão selecionados para determinadas oportunidades. O que você precisa fazer é aumentar as chances de ser notado através das dicas que listei abaixo:
Os dados mais analisados pelos recrutados são: objetivo profissional, formação acadêmica e experiência profissional. Confira se eles estão corretos em seu currículo e se não estão faltando informações.
Os recrutadores precisam saber o que o candidato deseja e se os seus interesses estão de acordo com o definido na vaga. Por conta disso, o mais indicado é sempre adequar o currículo para cada vaga pretendida.
Não esqueça também de conferir se os seus dados de contato estão corretos, principalmente o seu número de telefone e e-mail. Se essas informações estiverem erradas, o recrutador não terá como entrar em contato para passar os detalhes sobre a entrevista.
Outra situação que pode acontecer é se o seu currículo estiver mal elaborado. Informações confusas ou que não possuem relação com a vaga podem levar a uma rápida eliminação. O profissional do RH analisa diferentes currículos no dia, portanto trate de caprichar na forma como organiza as informações em seu CV.
Atenção redobrada ao uso do português. Diversos candidatos são eliminados instantaneamente por causa de erros gramaticais comuns, como confundir mais e mas. Revise sempre o seu material e, de preferência, peça para alguém de confiança também verificar o seu currículo antes de você enviar para aquela vaga desejada.
Como está o seu Facebook, LinkedIn e Instagram? Os profissionais também precisam cuidar da imagem pessoal que mantêm na internet porque os recrutadores pesquisam nas redes sobre a vida e hábitos dos candidatos. Use essas plataformas com bom senso e equilíbrio, postando também informações que possam ajudar as pessoas e promover conhecimento.
O prazo para dar uma resposta aos candidatos varia de uma organização para outra, mas o setor de RH geralmente se esforça para entrar em contato com todos os participantes dando o retorno. Mas claro, pode acontecer casos em que o RH cometa falhas e não entre em contato com o candidato, mesmo que o currículo e perfil atendam à vaga, devido à uma alta demanda de trabalho.
Mas se você acredita que aquela vaga é ideal e o seu currículo corresponde às expectativas, tente entrar em contato com a empresa para receber uma resposta mais imediata. No entanto, não é bom fazer cobranças constantes antes do prazo terminar, ok?
Uma boa iniciativa é tirar as dúvidas sobre o calendário do processo e quando se pode esperar um feedback com o recrutador durante a dinâmica.
Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mas em muitos casos, o profissional não se diferencia dos demais ou não possui a qualificação necessária para a vaga.
Em um processo seletivo, há diversos candidatos para uma única vaga, por isso, para se destacar, é preciso investir em qualificação para garantir novas oportunidades. Por isso, faça um curso profissionalizante ou até mesmo um de extensão da sua profissão.
Se você não puder se comprometer pela questão financeira, lembre-se dos cursos gratuitos. Basta pesquisar na Internet que você encontrará ótimos cursos que agregaram muito em seu currículo e experiência profissional.
O segredo está em não desistir e ficar atento às dicas que podem ajudar a melhorar a forma de se apresentar à novas ofertas de emprego.
Siga essas dicas que a probabilidade de os recrutadores acharem o seu perfil mais atraente irá aumentar e as suas chances de conquistar um novo emprego também!
Educação financeira só será possível com ação conjunta do mercado e do governo. Apesar de avanços, resultados não são imediatos O superendividamento é...
Saiba maisTodas as pessoas em sociedade, sem exceção, lidam com o dinheiro. Não por escolha, mas porque é preciso. No entanto, ainda assim, a educação...
Saiba maisA renda baixa do brasileiro dificulta atingir essa meta, mas a educação financeira tem um potencial transformador A independência financeira...
Saiba mais