admvital

Menu
facebook_icon instagram_icon

Blog

Voltar

O Currículo ou Curriculum Vitae (CV), que é o canal mais curto e direto entre o recrutador e o candidato a determinado cargo, agora está disponível também na versão digital: o currículo online – aproximando ainda mais as partes.

O documento elaborado tem como finalidade apresentar em resumo suas habilidades, experiências e conhecimentos teóricos ou práticos anteriores para preencher uma vaga de trabalho.

É, portanto, um instrumento de avaliação e de aderência entre as necessidades da empresa e os perfis dos candidatos. Assim, quando preenchido os requisitos é feito o “match”, ou essa combinação.

E na busca deste objetivo vem as principais perguntas: como elaborar um currículo corretamente? Quais informações colocar? Qual o modelo mais adequado? Preciso inserir uma foto? Onde divulgar?

A resposta para estes questionamentos, outras recomendações e dicas você encontrará a seguir.

3 principais vantagens do currículo online

Antes da era digital, os currículos impressos eram muito mais usados pelos candidatos. Hoje, seguindo o conceito digital, o currículo online ganha mais visibilidade e alcance.

Se para chegar a mais empresas antes era necessário imprimir mais vias do documento, atualmente essa versão única pode ser compartilhada quantas vezes for preciso, com poucos cliques.

Atingindo mais canais e diferentes empresas, encurtou-se o tempo entre a entrega, avaliação e seleção ou feedback e esse processo ficou mais dinâmico.

Mas não só isso, veja outras vantagens claras desta mudança super importante:

1 – Facilidade

A facilidade para se criar um currículo online hoje é devida também a várias ferramentas no mercado. Desde editores de textos comuns como o Word, por exemplo, até softwares ou plataformas virtuais, criar e elaborar um CV é muito mais simples.

Ao pensar em custo, essa conta também foi bem significativamente barateada. Qualquer atualização pode ser feita rapidamente e é refletida imediatamente no novo documento.

No final das contas, o dinheiro que seria utilizado para impressões e reimpressões pode ajudar de outra forma.

2 – Conveniência

O currículo online pode ser criado e acessado pelo computador ou celular, a qualquer momento. Seja por quem criou ou pelos selecionadores.

Essa mobilidade, aliada a modernidade que a tecnologia proporciona, evita que papéis sejam perdidos, esquecidos ou até mesmo descartados sem sua avaliação.

Os CVs podem ser feitos na internet e disponibilizados em diferentes formatos como PDF ou formatos mais visuais. Quem recebe pode salvar nas pastas locais ou na nuvem.

3 – Consciência social

Querendo ou não, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado mais urgente. Pequenas atitudes como a substituição de papel por algo digital já são um reflexo disso.

Como dificilmente esses documentos podem ser reutilizados, deixam de ser acumulados e o planeta agradece.

A boa notícia é que tanto as empresas, quanto as empresas de modo geral estão se adequando a essas transformações.

Informações que não podem faltar no seu currículo

Você deve ter em mente que o seu currículo online deve fazer o seu marketing e “falar por você”. É por este meio que os profissionais de Recursos Humanos (RH) podem se interessar mais por você.

Então, é preciso fazer uma curadoria das informações para inserir no documento, com o objetivo de chamar a atenção dessas pessoas.

Em tempos em que a concorrência é grande, pelo fato do aumento do números dos desempregados, ter um bom currículo é o mínimo desejado. Mas se você ainda não se sente confortável, não se preocupe que vamos te ajudar!

Você pode optar por templates e modelos prontos ou preencher diretamente nas plataformas de candidaturas. Se for criar algo do zero e para sua distribuição, comece por estas dicas:

Dados pessoais e de contato

No topo do currículo, normalmente uma área de destaque, insira suas informações pessoais e de contato mais básicas, tais como:

Para algumas empresas e, dependendo da posição, o estado civil pode ser um fator de peso na escolha. No entanto, vale lembrar que essas informações não podem ser utilizadas de forma discriminatória.

Quanto ao endereço residencial complemento e menção a numeração de documentos como RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), não é preciso citar.

Os cuidados com a privacidade e proteção de dados devem ser preservados por questões de segurança. Ao distribuir seu currículo online, ou seja, pela internet, você não tem garantia de onde ou para quem essas informações vão chegar.

Currículo com foto ou sem foto?

Uma dúvida que ainda gera bastante pesquisas é: devo enviar meu currículo com foto ou sem foto?

Bem, a resposta é simples: inclua apenas se a empresa solicitar e se for um item citado na vaga.

Se necessário, tenha uma foto que transmita profissionalismo (o tamanho 3×4 é o ideal).

Nada de colocar fotos de redes sociais ou que remetam a férias ou locais de passeio em que usamos roupas informais e talvez menos apropriadas para o ambiente profissional. A imagem deve ser nítida, de boa qualidade, com fundo neutro.

Objetivo

Na seção objetivo indique o que você busca. Use frases curtas e específicas para determinada empresa e/ou vaga. Veja o(s) descritivo(s) da(s) vaga(s) pretendida(s) e elabore uma pequena chamada inserindo suas habilidades. Convença de que o seu potencial é o ideal para a vaga.

Caso seja para cadastro em banco de dados deixe o texto mais genérico. Contudo, se estiver em busca de um cargo específico aproveite para dizer neste espaço.

Tenha cuidado com jargões e frases de efeito. Você deve focar no seu diferencial e em como pode contribuir com os desafios apresentados.

Apesar de parecer uma autopromoção, é preciso que os pontos citados tenham conexão com o que a empresa precisa. Uma boa apresentação pode ser o pretexto para uma conversa ou agendamento de uma entrevista.

Formação acadêmica

Neste campo você irá descrever o seu grau de escolaridade. Deve indicar se tem formação básica, técnica, ensino superior, pós-graduação, MBA ou qualquer com comprovação curricular.

Preencha sempre da mais recente para as anteriores, em ordem cronológica da mais recente para as mais antigas. Assim, facilitará a leitura e quem olhar rapidamente seu currículo online saberá qual é o seu nível acadêmico.

Informe também o nome da instituição, do curso e o ano de início e término, se já concluído ou previsão de ano de conclusão.

Experiências profissionais

Mesmo não sendo uma regra explícita, é neste ponto que os recrutadores vão avaliar se você está apto para a vaga ou não.

É claro que não é só isso, o melhor candidato é aquele que apresentar um conjunto de soft e hard skills. Essas competências são o somatório de habilidades sócio-emocionais e técnicas.

Se juntam a isso ainda, a sua trajetória profissional e experiências passadas. Lembre-se de seguir o mesmo racional cronológico.

Escreva na ordem: cargo ocupado, duração, regime contratual, nome da empresa. Se quiser, também pode inserir o segmento, endereço e porte da empresa.

Liste também quais eram suas principais responsabilidades e/ou atribuições e quais foram as realizações alcançadas.

Ao terem acesso ao seu currículo online, os recrutadores terão uma referência do tempo de profissão. Isso normalmente é sinônimo do nível de senioridade exigido para cada vaga.

Exemplo: as vagas são anunciadas pelo nome da função e complemento do nível desejado como Júnior, Pleno e Sênior.

Não há nenhum consenso quanto aos níveis, mas os recrutadores costumam se basear no tempo de experiência dentro da área.

Idiomas

Com a flexibilização das formas de trabalho, você pode morar no Brasil e trabalhar para empresas internacionais com sede aqui ou fora do país.

Ter fluência em idiomas é indispensável neste quesito. Portanto, cite os idiomas e o nível de fluência. Em alguns casos, se achar válido, pode deixar claro qual é o seu nível de conhecimento ou proficiência na leitura, escuta ou escrita.

Cursos e outras atividades ou experiências extracurriculares

Aqui você pode informar sobre cursos online, cursos extras, participação em eventos e experiências acadêmicas ou vivências como intercâmbios.

Seja sucinto. O mais importante é destacar o que você aprendeu e como isso contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal ou profissional.

No fim, isso pode somar pontos na sua avaliação, porque as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais excelentes, mas acima de tudo, de pessoas exemplares.

Trabalho voluntário

Inserir um trabalho voluntário no currículo somente é válido se for agregar ou qualificar você para o cargo ou vaga que está procurando.

Isso pode passar uma imagem positiva para quem está recrutando porque consta como experiência pessoal e ajuda no desenvolvimento humano. Demonstra que está interessado em participar de outras atividades dentro da empresa.

Se o seu trabalho voluntário trouxer alguma experiência profissional, pode ser encaixado também em atividades extracurriculares.

Pretensão salarial

Muitas vezes vale especificar no seu currículo quanto você gostaria de receber. Existem recrutadores que apoiam essa ideia porque ajuda a selecionar candidatos ideais para o orçamento de cada vaga.

Da mesma forma, o candidato também pode declinar de algumas vagas, se o salário oferecido não for compatível. Portanto, pode servir de filtro para os dois lados.

Outros tipos de currículos

Cada etapa da vida pode ter um tipo de currículo. Isso também pode mudar devido aos objetivos. É certo que as pessoas vão evoluindo ao longo da vida. Justamente por esse motivo, o currículo também é algo mais dinâmico.

Conheça outros tipos de currículos:

Currículo para quem não tem experiência

Quem está procurando um estágio, trainee ou o primeiro emprego pode seguir as mesmas dicas. Neste caso, vale indicar qual é a vaga ou área em que deseja atuar.

Outra recomendação é ter positividade ao descrever porque quer se candidatar para determinada vaga, mesmo não tenho experiência e, porque você seria o candidato ideal para preenchê-la.

Não se sinta constrangido por não ter experiências para colocar no currículo. Todos os profissionais reconhecidos já foram iniciantes um dia e precisaram de uma primeira oportunidade.

Continue buscando especialização e não deixe de aprender. Esses são sinais essenciais para iniciar ou crescer na carreira.

Currículo acadêmico

O currículo acadêmico é um formato com aspectos e características bem peculiares. Também é chamado de Curriculum Lattes e pode ser entendido como um portfólio profissional de quem quer seguir carreira na educação ou ciência.

É bem focado nas experiências de ensino e em linhas de pesquisas ou estudos e trabalhos publicados.

Quanto às formações e cursos relacionados podem ser Lato Sensu e Stricto Sensu, ambas palavras que derivam do latim “Lato” (amplo) e “Stricto” (restrito).

No primeiro caso são considerados cursos de curta duração com emissão de certificado, enquanto no segundo são cursos mais longos e que garantem um diploma e um título (como é o caso do Mestrado e Doutorado).

Acreditamos que agora você já tem o mínimo de conceito para criar o seu currículo. Vamos nessa?

Dicas de como fazer currículo online

Então, como fazer currículo online?

Selecionamos um passo a passo simplificado para concluir essa tarefa. Você pode adotar como passo inicial e ajustar conforme suas necessidades também.

Encontre um bom site para fazer currículo online

Antes de procurar por uma vaga ou emprego na internet, empenhe tempo para criar o seu currículo. Esse é o primeiro passo.

Navegue pela ferramenta para entender os formatos disponíveis e validar quais campos são necessários entre os obrigatórios e os não obrigatórios.

Avalie também se é possível exportar o documento para usos fora da ferramenta. Isso dará mais flexibilidade caso você queira poupar tempo e usar o mesmo arquivo.

Neste sentido o LinkedIn acaba sendo uma boa opção, mas listamos abaixo outras ferramentas para facilitar sua decisão.

Separe as informações necessárias

Certamente você vai precisar de informações que são mais antigas ou que não são tão comuns ao dia a dia, especialmente se estiver afastado do mercado há algum tempo.

Aproveite para separar os documentos e listar essas informações em um local seguro e fácil de encontrar. Outra dica é digitalizar os documentos e salvar digitalmente, assim, em um evento futuro encontrará com menos dificuldade.

Geralmente, a etapa de contratação pode exigir cópia dos mesmos documentos.

Preencha seu currículo online

Depois de organizar as informações, preencha seu currículo seguindo as dicas que já passamos. Vamos relembrar os três pontos essenciais:

  1. Customize o objetivo e informações;
  2. Foque no que é mais relevante;
  3. Acrescente experiências pertinentes.

Idealmente seu currículo não deve ter mais do que duas páginas, mas isso pode variar conforme o perfil do candidato. Diretores e C-Levels podem ter experiências mais extensas.

Em caso de dúvida você pode ter ainda duas versões do seu currículo, sendo um mais conciso e outro mais completo e detalhado para utilizar nas entrevistas, quando avançar nos processos.

Portanto, evite preencher com informações desnecessárias. Tenha o que falar no encontro presencial ou entrevista online.

Adapte seu currículo online para cada vaga

Veja alguns pontos para adaptar no seu currículo online, ao concorrer por outras vagas simultaneamente:

Salve e revise seu currículo

Ao finalizar o preenchimento, leia e releia o documento ou cadastro. Faça bom uso da linguagem, não use gírias e corrija erros de ortografia ou digitação.

Então, antes de encaminhar seu currículo online leia novamente para garantir que não há erros de digitação e que não ficou faltando nenhuma informação relevante.

Currículos sem revisão ou com erros de grafia podem indicar falta de atenção do candidato. Embora pareça ser algo imperceptível, os recrutadores estão atentos a todos os detalhes.

Não necessariamente esse é um critério de desclassificação, mas pode denotar uma grande preocupação dependendo do cargo.

Nesta etapa dois testes podem ajudá-lo:

  1. Exportar o CV para ver se está tudo correto em relação a formatação;
  2. Encaminhar para outra pessoa ler e dar seu feedback informal.

Divulgue seu perfil ou currículo

Tudo pronto? É hora de divulgar seu perfil nas plataformas ou enviar seu currículo.

Acione sua rede para informar as pessoas mais próximas que você está procurando emprego e sobre sua disponibilidade. Peça apoio para a divulgação ou compartilhamento. Indicações para vagas também são bem-vindas.

Sempre que tiver qualquer alteração em seus dados pessoais, experiências ou concluir formações acadêmicas ou cursos, atualize seu currículo.

Além dessa divulgação mais pessoal e one-a-one, você pode se cadastrar em outros bancos de dados, como verá a seguir.

Onde cadastrar currículo online?

Cadastre-se em nosso site, no link de vagas de empregos www.admvital.com

Adaptado: https://bit.ly/4gFwbAd

 

1 2 3 39

Fique por dentro!

Ver últimas postagens

Superendividamento e educação financeira: não existe bala de prata

Educação financeira só será possível com ação conjunta do mercado e do governo. Apesar de avanços, resultados não são imediatos O superendividamento é...

Saiba mais

Por que a educação financeira no Brasil ainda é tão deficitária?

Todas as pessoas em sociedade, sem exceção, lidam com o dinheiro. Não por escolha, mas porque é preciso. No entanto, ainda assim, a educação...

Saiba mais

Independência Financeira é Possível para Todos?

A renda baixa do brasileiro dificulta atingir essa meta, mas a educação financeira tem um potencial transformador A independência financeira...

Saiba mais
Precisando de ajuda?