admvital

Menu
facebook_icon instagram_icon

Blog

Voltar

As entrevistas de emprego costumam causar pânico entre as pessoas que participam dos processos seletivos. Este é o seu caso? O medo de não ser compreendido, de não cair no gosto da equipe de seleção, de não conseguir passar uma boa impressão, entre outros motivos, fazem com que você sinta que falhou nas suas entrevistas de emprego?

Isso pode acontecer porque você está se preocupando com as coisas erradas. Ao invés de ficar estudando coisas sobre o que você deve fazer, que tal saber o que você não deve fazer?

Siga com a leitura e saiba quais são os 7 erros fatais na entrevista de emprego.

1. Usar respostas prontas 

Uma entrevista é exatamente o momento onde quem faz o recrutamento identifica os diferenciais de cada pessoa que se candidata às vagas.

Ir com respostas ensaiadas é perder a oportunidade de mostrar quem você é e cair em alguns dos mitos das entrevistas de emprego.

Imagine dezenas de participantes devolvendo respostas que parece que saíram de um “Dúvidas Frequentes” da internet?

A grande sacada das entrevistas é entender que elas simplesmente não têm respostas prontas. Se cada um é uma pessoa diferente, como pode ser que você responda algo bem parecido com o que as disseram? Além disso, as empresas querem diversidade de perfis.

De fato, usar respostas prontas também significa que você não está agindo com sinceridade. Agora, já parou pra pensar que tipo de empresa quer, entre as pessoas que lá trabalham, alguém que não mostra seu verdadeiro eu?

Pior ainda: como as respostas prontas não representam o que você pensa, elas nunca saem de forma natural.

São como um script decorado, na esperança de causar uma boa impressão. Em outras palavras, as respostas prontas são uma simulação.

E não esqueça de que o pessoal do RH é especialista em compreender pessoas e percebem isso na hora. Por isso, não caia nesse erro: quando alguém te perguntar alguma coisa, responda com sinceridade.

2. Ser redundante e não responder o que foi perguntado

Todas as perguntas feitas em um processo seletivo têm uma função. Pode ser que você não consiga ver exatamente qual é o objetivo de cada um dos pedidos de quem faz o recrutamento, mas cada consulta atende a alguma necessidade da entrevista.

Por isso, em primeiro lugar, se você complicar muito a resposta, pode passar a impressão de que está evitando ir direto ao ponto, que quer enfeitar a resposta ou parecer que sabe falar difícil.

Em segundo, que é igualmente ruim: vai parecer que você não tem poder de síntese. Ou seja, que tem dificuldades de responder alguma coisa em poucas palavras.

Por exemplo, já imaginou se todos os membros de uma equipe fossem assim? Reuniões durariam horas e seria difícil entender o ponto central de uma argumentação.

Mais prejudicial ainda para sua que sua entrevista de emprego vá bem é não atender a alguma pergunta. Lembre-se do que dissemos: cada questionamento tem uma função.

Se você não responder, o RH não vai ter como traçar seu perfil corretamente. Outro ponto, é que ficar sem resposta não é uma opção quando alguma coisa precisa ser resolvida, nem em entrevistas, nem na rotina de trabalho.

A saída, aqui, é simplesmente ser o mais direto possível e não falar de outras coisas, senão o que foi consultado.

3. Mentir

Entre os erros fatais de uma entrevista de emprego, mentir é, sem dúvida, um dos piores.

Aqui, há dois cenários possíveis: a equipe de seleção vai perceber que você está mentindo e te eliminar imediatamente do processo ou vão acreditar, e você passa para a próxima fase.

Só que, como dizem, a mentira tem pernas curtas. Em algum momento vai ficar evidente que você não disse a verdade e o resultado é a perda da oportunidade de trabalho.

4. Usar linguagem inadequada

O ambiente profissional exige uma postura diferente da que temos na vida privada. E isso passa por selecionarmos com cuidado as palavras que usamos. Por isso, evite usar gírias ou palavrões em entrevistas de emprego.

Um deslize desses pode comprometer sua imagem e ser prejudicial a você na hora da decisão sobre quem a empresa vai contratar.

Também é superimportante atentar-se pra não emitir opiniões que sejam preconceituosas ou agressivas.

5. Não saber nada sobre a empresa 

É fato que você só conhece uma empresa de verdade quando passa a fazer parte dela. Mas, para a entrevista de emprego, você deve ter uma boa noção do que a organização faz, quais são os valores que defende, qual é sua missão e objetivos.

Por exemplo, se fizerem a famosa pergunta “como você acha que pode colaborar com nossa organização?”, o que você vai dizer, se não souber o que a empresa faz?

Faça seu dever de casa: estude o cargo oferecido, suas funções, e como a atividade está relacionada com o funcionamento da empresa como um todo. Uma boa dica também é dar uma estudar o segmento em que a companhia exerce suas atividades, pra que você entenda o contexto no qual ela está inserida.

6. Não saber o que falar sobre você

Muitas entrevistas de emprego requerem uma apresentação pessoal. Isto é, que você fale das suas experiências e conquistas, além de características pessoais.

Se você chega à entrevista sem saber ao certo o que falar sobre si mesmo, pode transparecer despreparo ou mesmo que não sabe o que deseja para a sua vida profissional.

Por isso, é importante que você dedique alguns minutos para entender quem você é, quais são as informações mais importantes sobre a sua carreira e como você gostaria de comunicar isso.

Uma boa forma de começar a entender o que falar sobre você é participando da jornada Lifestyle, do Bettha. Em apenas 15 minutos, você responde a algumas perguntas que vão te ajudar a traçar um perfil próprio e perceber quais são seus diferenciais.

7. Não prestar atenção nas perguntas

Aqui, vamos te fazer a seguinte pergunta: por que ir a uma entrevista de emprego se você não vai prestar atenção?

Falta de atenção significa que a pessoa não tem nenhum interesse no que está sendo dito. E quem não tem interesse nem antes de entrar, imagine depois de ser incorporado à empresa.

Mantenha contato visual com quem está fazendo a entrevista, visualize seus comentários dentro de sua mente enquanto a pessoa fala. Quando você presta atenção e enxerga todos os sentidos de uma pergunta, responder fica super fácil.

Estas foram nossas dicas de hoje. Percebe como, às vezes, o sucesso em uma entrevista de emprego é mais afetado por práticas equivocadas do que por seguir uma receita pronta?

Seja você mesmo, evite esses 7 erros fatais na entrevista de emprego e conquiste aquela tão sonhada vaga!

Disponível em Cia de Talentos: https://bit.ly/3Ua6qyE

 

1 2 3 39

Fique por dentro!

Ver últimas postagens

Dicas sobre finanças pessoais – Adicionando Valor

Dicas sobre finanças pessoais – Adicionando Valor Episódio 03 – Adicionando Valor – Rádio Escola JPI Está gastando o que...

Saiba mais

Dicas sobre vagas de emprego – Adicionando Valor

Dicas sobre vagas de emprego Episódio 02 – Adicionando Valor – Rádio Escola JPI Será que você está seguindo estas dicas sobre...

Saiba mais

O que é Candidate Ghosting? Candidatos que somem na entrevista de emprego

Gosthing é quando alguém corta a comunicação sem aviso ou explicação. Você pode ter experimentado isso em sua vida—durante uma busca...

Saiba mais
Precisando de ajuda?