admvital

Menu
facebook_icon instagram_icon

Blog

Voltar

Emprego x Trabalho

A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fossem a mesma coisa, não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes.

Quanto tempo leva para Nubank liberar um novo empréstimo? –  todoscomanota.com.brO trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas. Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade.

O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário.

Trabalho:

De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.

Em outras palavras podemos definir trabalho como atividade física ou intelectual, realizada por ser humano cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo

O Trabalho sempre fez e faz parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual.

O Trabalho gera conhecimento, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por essa razão ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

Emprego:

É a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros, que não são possuidores do meio de produção

Diferença entre Trabalho e Emprego

Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

Não é uma teoria ou história, é um fato real.

Aproximadamente cerca de onze anos atrás, trabalhei em um companhia e a mesma procedia da seguinte maneira para contratar as pessoas:

01) Anunciar a vaga e a função

02) Realizava uma seleção através dos currículos

03) Chamava o candidato para uma entrevista.

04) Após serem aprovados na entrevista, mostrava-se o local de trabalho e a
função que iria exercer.

05) Após a aceitação do mesmo era encaminhada ao departamento de
treinamento.

06) Eram informadas sobre o período de experiência bem como o seu salário.

Durante o período de experiência os funcionários trabalhavam maravilhosamente bem, sem reclamações. Porém após o término da experiência , com a sua efetivação, começavam a criar os seguintes problemas:

* Não produziam mais como no seu início de trabalho.

* Começavam a reclamar do trabalho e local.

* Começavam faltar sem justificativas e não saiam do departamento médico.

* Falavam mal da empresa e dos seus colegas com mais experiência.

* Se sentiam prejudicados com o salário baixo.

* Achavam que estavam trabalhando muito e ganhando pouco.

* Começavam a causar problemas com a chefia.

* Pediam para serem demitidas, alegando que conseguiram um emprego
melhor. Mas esse pedido não era verdadeiro, porque após o período do
seguro desemprego, retornavam à empresa pedindo o emprego de volta.

Não estou aqui generalizando esse tema, muito menos criticando . O que ocorreu algum anos atrás, infelizmente ainda continua ocorrendo nos dias de hoje. Talvez em algumas empresas , não exatamente dessa maneira, mas ocorre. Mesmo alguns não concordando e até criticando.


Afirmo isso com conhecimento de causa, pelo simples motivo:

Conversando e analisando essa questão com alguns amigos empresários e também alguns amigos funcionários, os mesmos relatam que ainda ocorre esse tipo de problema e comportamento nas empresas, por parte de algumas pessoas.

“Não vamos tampar o sol, com a peneira” , porque infelizmente esse fato continua sendo uma realidade.

Esse nosso país e maravilhoso, porque tem muito emprego, para todos os gostos. O que precisamos mesmo é nos preparar para isto, ter força de vontade, querer progredir e levar o progresso á empresa.

Assim como os amigos leitores, também vejo com freqüência nos meios de comunicação , que existem várias vagas para trabalhar ,porém faltam pessoas especializadas e ou com o mínimo de estudo e conhecimento.

Muitas pessoas reclamam mas também não fazem nada para melhor , não fazem nenhum curso ,não estudam e nem aperfeiçoam nas suas áreas.

Vejo também muitas pessoas novas pedindo nas ruas e em vários lugares enquanto muitas pessoas mais velhas e idosos trabalhando como catador de recicláveis pela rua, que poderia ser o pai dessas pessoas mais novas.

Quem realmente deseja trabalhar e deseja o emprego, vai a luta e enfrenta qualquer trabalho até surgir um outro melhor. A pessoa deve ter o mínimo de vontade mesmo porque nada cai do céu.

O tempo é igual para todos e as oportunidades estão por toda a parte e só agir e parar de reclamar , o que não levará a nada e nem sairemos do lugar, mesmo porque reclamar é sempre mais fácil .

A questão não é somente reclamar , e sim devemos fazer uma pergunta para nós mesmo, que é a seguinte: ” O que estou fazendo para melhor “. Se você realmente não estive fazendo nada, você não tem o direto de reclamar correto?
Porque você nunca vai sair do lugar em que se encontra.

Lembrando que:

” Emprego não têm para quem realmente não quer trabalhar”.

Frases para reflexão:

“Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder.”

(William James)

“É uma falta de responsabilidade esperarmos que alguém faça as coisas por nós.”

(John Lennon)

Antônio Alves dos Santos

Bacharel em Administração de Empresas e Pós Graduação em Produtividade e Qualidade. Ampla experiência na área produtiva voltada à administração de pessoas. Atualmente autônomo na área de administração de empresas e colaborador no Portal Administradores, na elaboração de artigos de diversos temas , na administração das empresas.
Disponível em Portal Administradores: https://bit.ly/3Uig7eg
1 2 3 39

Fique por dentro!

Ver últimas postagens

Superendividamento e educação financeira: não existe bala de prata

Educação financeira só será possível com ação conjunta do mercado e do governo. Apesar de avanços, resultados não são imediatos O superendividamento é...

Saiba mais

Por que a educação financeira no Brasil ainda é tão deficitária?

Todas as pessoas em sociedade, sem exceção, lidam com o dinheiro. Não por escolha, mas porque é preciso. No entanto, ainda assim, a educação...

Saiba mais

Independência Financeira é Possível para Todos?

A renda baixa do brasileiro dificulta atingir essa meta, mas a educação financeira tem um potencial transformador A independência financeira...

Saiba mais
Precisando de ajuda?