admvital

Menu
facebook_icon instagram_icon

Blog

Voltar
Vale a pena continuar procurando emprego mesmo com as festas e feriados de fim de ano?

PIXABAY

Existe um mito que circula no mercado de trabalho que o final de ano não é uma boa época para encontrar um novo emprego e que as contratações param e só voltam no ano seguinte, depois do Carnaval.

Apesar do fim do ano ser uma época agitada para muitas empresas, com fechamentos, gastos, 13º salário, pagamento de participação de lucros, um bom currículo não será descartado.

A princípio o oferecimento de vagas esfria nesta reta final do ano, especialmente devido à quantidade de pausas, feriados e gastos do período, mas a realidade de cada empresa é diferente e a necessidade de um novo funcionário não tem “data marcada”, especialmente já que muitos trabalhadores podem estar esperando só receber o 13º salário ou o pagamento do PLR para pedir demissão.

Assim, se você está procurando uma oportunidade ou quer trocar de emprego em 2025, não pare de enviar currículos e de buscar vagas – pode ser que o retorno do sim ou do não seja mais demorado, mas pode acontecer mesmo em meio aos feriados.

Independentemente de toda a agitação, esse período não deixa de receber atenção dos recrutadores – e quem está na busca por um novo emprego deve aproveitar a chance.

Se é o seu caso, veja a seguir quatro motivos para continuar procurando aquele emprego que tanto deseja:

Networking

Por mais que as festas de fim de ano sejam um bom momento para relaxar, elas também podem ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas. Seja no Natal ou na festa de ano novo, é bem provável que você tenha a chance de falar sobre oportunidades profissionais entre uma conversa e outra. Além disso, essa é uma boa hora para mandar uma mensagem de boas festas àquele seu ex-colega e marcar um café ou almoço para colocar a conversa em dia.

Não há momento certo

Muitos profissionais decidem esperar o início do ano para focar em seus objetivos e metas. Não é à toa que a concorrência na busca por emprego cresce consideravelmente em janeiro (assim como novas dietas e inscrições em academias). O problema em esperar um “momento certo” é que não dá para adivinhar quando novas vagas serão abertas. Ainda que toda empresa conte com um planejamento para o início de ano, novas oportunidades podem surgir a qualquer momento a partir de desligamentos ou reestruturações internas.

 Menos competição

Se janeiro é uma época muito competitiva na busca por vagas, por que não aproveitar para se destacar o quanto antes? Focar em encontrar o emprego certo durante o fim do ano, quando a busca diminui drasticamente, pode te dar uma boa vantagem e garantir que seu currículo esteja no topo da lista dos recrutadores.

Contrato temporário pode render bons frutos

Não é novidade que com as festas de fim de ano a abertura de vagas temporárias se multiplica. Ainda que seu objetivo seja um contrato permanente, topar uma vaga temporária pode significar a porta de entrada para uma boa empresa e uma grande oportunidade de crescimento. Além disso, é uma ótima chance para ganhar experiência e fazer bons contatos profissionais. Conseguir um emprego no fim do ano é mais fácil do que parece. Continue suas buscas, aproveite sua rede de contatos e não desista – você pode começar o ano com um emprego novo!

Disponível em: https://www.contabeis.com.br/ – acesse no link https://bit.ly/41aFjru

 

1 2 3 39

Fique por dentro!

Ver últimas postagens

Desvalorização do real pode tirar Brasil do ranking das 10 maiores economias, diz economista

De acordo com a análise do economista-chefe da agência Austin Rating, Alex Agostini, a desvalorização do real em relação ao dólar pode...

Saiba mais

Desajuste fiscal faz mercado projetar dólar, inflação e juros ainda mais altos em 2025

Analistas consultados pelo Banco Central (BC) esperam Selic em 14% no ano que vem Amanda Sampaio 16/12/2024 Especialistas do mercado financeiro...

Saiba mais

Mercado financeiro: o que esperar para 2025?

Open banking, fintechs e ESG impulsionam mudanças no setor financeiro Foto: TheInvestorPost/Pixabay À medida que 2024 chega ao fim, o Brasil...

Saiba mais
Precisando de ajuda?