Post replicado da Newsletter da Faculdade Hub https://faculdadehub.com.br/
Autor: Thiago Nigro
Eu já trabalhei como headhunter. E, como você pode imaginar, frequentemente tenho de selecionar pessoalmente candidatos para trabalhar comigo aqui no Grupo Primo.
O que eu quero dizer: tenho experiência no assunto. E, cá entre nós, conheço os segredos dos recrutadores e posso te ensinar como agir quando eles te fazem aquelas perguntas enigmáticas.
“Quais são os seus maiores defeitos e qualidades?”
“Conte-me mais sobre você?”
“Que animal você gostaria de ser?”
Os entrevistadores muitas vezes reprovam os candidatos sem nem explicar o motivo. Mas eu vou te dar 8 dicas para aumentar suas chances de receber um “sim” numa entrevista de emprego.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que toda entrevista é uma venda – e como em toda boa venda, você precisa contar uma boa história.
E aí você precisa saber que toda boa história segue uma estrutura conhecida como “a jornada do herói”, um conceito proposto pelo estudioso Joseph Campbell no livro “Herói de Mil Faces”.
Essa jornada do herói tem três etapas essenciais: o chamado para aventura (o que te motivou, seus primeiros passos); as provocações, seus aliados e os inimigos (que são basicamente os obstáculos que você enfrentou, suas principais vitórias e o conjunto de ações que te fez crescer); e por fim o grande clímax (um resumo de toda a sua jornada mostrando seu valor como profissional e como você vai resolver os problemas da empresa).
Imagine que você tenha de contratar alguém e entreviste dois candidatos.
Um deles demonstra confiança, mantém uma boa postura, comprova tudo que escreveu no currículo e aperta sua mão com firmeza.
O outro parece que quer sair correndo da cadeira, fica balançando as pernas, gagueja e não consegue expor direito as competências dele.
Quem você contrataria?
O que eu posso te dizer é que ficar nervoso só vai atrapalhar. Para controlar a ansiedade, pense o seguinte: o seu entrevistador também está desesperado para contratar alguém. Ele já tem a vaga e precisa de alguém para trabalhar. Por isso, chegue na entrevista com a confiança de que esse profissional pode muito bem ser você.
Em outras palavras, não pense que você está desesperado por um emprego – é a empresa que está desesperada por fazer uma boa contratação.
Em 2022, eu escrevi um checklist de contratação para o Grupo Primo. O primeiro tópico da lista dizia o seguinte: para trabalhar comigo a pessoa tem de ser gente boa.
Pensa só: você passa mais tempo na empresa do que em casa. Você acha que alguém vai preferir trabalhar ao lado de um chato?
A nossa linguagem corporal, as roupas e o comportamento falam por nós antes mesmo de a gente abrir a boca.
Então antes de qualquer entrevista, arrume-se. Vista uma roupa adequada ao dress code da empresa para a qual você vai ser entrevistado.
Se a entrevista for virtual, tire o pijama, arrume o seu ambiente, vá para um local em que tenha uma iluminação. Pode ser algo que vai te diferenciar dos demais candidatos logo de saída.
Algum tempo atrás eu vi um vídeo em que perguntaram para o Elon Musk como ele contrata pessoas. Ele respondeu que procurava nos candidatos a capacidade de resolver problemas, porque é disso que as empresas precisam.
Se você quer ser um resolvedor de problemas, precisa de conhecimento. Logo, invista no conhecimento que agregue na sua área ou no seu nicho de atuação. Resolução de problemas é sinônimo de empregabilidade.
Quando eu era headhunter, gostava muito de dinâmica de grupo. E eu dava pontos extras para quem, pelo menos uma vez, mudasse de opinião.
Era um sinal de que aquele candidato era capaz de admitir que estava errado e tinha boa capacidade de trabalhar em equipe. Mudar de ideia envolve ouvir os outros e saber balancear as situações.
É o contrário do que fazem as pessoas que não se deixam convencer ou não admitem que um colega pode ter uma ideia melhor.
Eu já coloquei isso em prática também em entrevistas em que eu era o entrevistado e nunca falhou. Sempre passei para a fase seguinte do processo de seleção.
É natural que você queira se destacar, é natural que você queira mostrar que você é o melhor, é natural que você enxergue como a competição, porque de fato é, mas muitas vezes o entrevistador, ele realmente só quer saber se você consegue liderar e trabalhar em equipe.
É importante pensar bem e analisar tudo antes de tomar qualquer grande decisão. Obviamente, isso também se aplica ao escolher uma vaga de emprego.
É um grande erro se candidatar para uma vaga sem saber como você seria útil para a empresa, por que essa experiência é interessante para você e se a cultura da empresa combina com você, por exemplo.
Faz toda a diferença quando o entrevistador percebe o seu interesse. Acredite: as pessoas gostam dessa proatividade e elas vão querer te ajudar, principalmente se você demonstrar interesse nelas e nas opiniões delas.
Além disso, eu acho que não vale a pena concorrer por uma vaga numa empresa que não tem nada a ver com você.
Parece óbvio, mas sempre vale lembrar a importância da pontualidade. Não é só chegar no horário. É honrar compromissos.
Quando as pessoas chegavam atrasadas para as entrevistas comigo, a primeira coisa que eu pensava era essa pessoa aqui não me respeitava.
O tempo é o nosso recurso mais escasso. Quando você se atrasa, eu sinto que você está tomando o meu tempo.
Se você sabe que você não vai conseguir chegar no horário, remarque a entrevista com antecedência. Tenha coragem de fazer isso. Vai ser mais educado e elegante.
E é muito simples: saia com antecedência para uma entrevista. É melhor chegar adiantado e tomar um chá de cadeira do que se atrasar.
Essas foram as dicas que podem aumentar suas chances de contratação. Eu espero que elas possam te ajudar a crescer na carreira e a se tornar um profissional cada vez mais bem-sucedido. E se você deseja empreender, você tem uma boa ideia de como melhorar seus processos de seleção quando você for entrevistar alguém.
Abraços,
Thiago Nigro
Gosthing é quando alguém corta a comunicação sem aviso ou explicação. Você pode ter experimentado isso em sua vida—durante uma busca...
Saiba maisEspecialistas esperam um ano duro, com crescimento menor, maior desemprego e queda dos salários, mas dizem que é possível reverter cenário...
Saiba maisDurante uma entrevista de emprego existem alguns comportamentos que são inadequados, trazendo desconforto para o recrutador e a inevitável...
Saiba mais