Comece pensando fora da caixa! Comece tendo uma visão ampliada daquilo que você almeja para o seu futuro. Exercer o protagonismo nada mais é do que assumir as rédeas da situação sem se vitimizar pelos fatores externos. Ninguém está aqui para dizer que o caminho é fácil, mas que, ao tomar conta daquilo que te compete fazer para sair do ostracismo, só depende de você mesmo.

Cada cidadão pode ser o seu próprio agente de mudança. Mais do que entender o seu papel, é compreender o tamanho do seu poder em fazer essa transformação. Um protagonista assume seus erros e encara de frente a responsabilidade por aquilo que acontece em sua vida pessoal ou profissional. Como um empreendedor assume o controle da situação do seu negócio? Sendo protagonista e se responsabilizando. E isso tudo não quer dizer que é preciso assumir a ‘culpa’ e carregar esse sentimento, pelo contrário, saber se responsabilizar te permite perceber o poder que você tem sobre a própria vida.

Protagonismo dentro das empresas

Você não precisa ser empreendedor ou ter o próprio negócio para ser um protagonista. Incentivar que os colaboradores busquem o protagonismo faz com que eles percorram um caminho de sucesso dentro de uma organização, sendo pró-ativos, comprometidos e engajados com a cultura da empresa, ou seja, sonham o mesmo sonho da companhia em que trabalham.

Um ambiente com colaboradores protagonistas gera mais resultados. Como estimular seu time a buscar o protagonismo e dizer não ao vitimismo?

  1. Promova o desenvolvimento pessoal da equipe, estimulando a ambição pela carreira, desenvolvendo soft e hard skills, ofertando ferramentas de estudo e treinamentos;
  2. Estimule a competitividade – competir de forma saudável estimula que cada um busque o seu melhor para cumprir metas e desafios. Estimule e recompense!
  3. Comunique – a comunicação com o time é extremamente importante. Feedback e alinhamento de visão fazem com que o colaborador se sinta parte integrante e não somente uma estatística dentro da companhia.

Protagonismo no empreendedorismo

O termo empreendedorismo hoje em dia tomou proporções muito grandes no mercado, digamos que está na moda. Mas relacionar um empreendedor com um protagonista é fácil, porque é quase impossível que um não seja o outro. Aquele que resolve tomar o risco de abrir o próprio negócio, fatalmente, é um protagonista.

Protagonistas são pessoas capazes de transformar, têm confiança e são determinados. Para ser um empreendedor, essas competências são simplesmente essenciais, não é mesmo? Quais são as características de um indivíduo que quer se tornar um protagonista?

  1. Atitude: ela é a mola propulsora de alguém que quer se destacar;
  2. Proatividade: tome pra si, busque encabeçar, chegue para resolver, seja um solucionador;
  3. Repense: volte atrás, pense novamente, projete cenários. É importante saber dar um passo atrás, assumir um erro e rever ações quando necessário;
  4. Ambição: está aí um adjetivo super importante de carregar consigo. Ter ambição é diferente de ser ganancioso. Não tem nada de imoral ser ambicioso e buscar o melhor pra si, mas com ética, sempre.

Para ser um protagonista não importa a função que você desempenhe, o que vale é como você age. Um empreendedor protagonista cria inspiração, amplia a visão, toma a responsabilidade para si, é autêntico, polivalente, resiliente, mantém boas relações interpessoais e, principalmente, não se vitimiza.

E você, é um protagonista da sua vida, da sua carreira ou do seu empreendimento?

Aline W Paula